Como cuidar do couro
publicado dia 23/01/2018

Quando falamos em couro, sabemos que este material está presente na história da humanidade desde o seus primórdios.

No Egito existem registros históricos de cerca de três mil anos a.C. a cerca do uso com couro já beneficiado pelo ser humano.

O fascínio pelo uso de material se dá devido às suas inúmeras qualidades como por exemplo;

Sua porosidade, qual permite que nossa pele respire ao vestirmos uma peça confeccionada com esse material.

Sua resistência, que resistindo a atritos severos e assim nos proporcionando maior proteção.

Sua flexibilidade, moldando-se a mais diversas formas.

Sua durabilidade, embora seja classificado como um material perecível, o couro após curtido, ganha o poder de atravessar os séculos. Como nos provam os artefatos históricos de séculos atrás encontrados ainda nos dias de hoje.

Nós da Guarda Mundo, temos em nosso ateliê artesãos que confeccionam a mão cada uma de nossas bolsas de couro que são feitas de forma personalizada.

Esse trabalho artístico permite com que cada detalhe e cada peça de couro seja cortada e costurada individualmente. Sempre recebendo um olhar atento às suas formas particulares para que a melhor modelagem seja realizada, afinal trata-se de um produto orgânico com singularidades.

Garantimos o melhor material para sua bolsa personalizada, mas temos algumas dicas para que sua bolsa possa ser cuidada com todo o carinho com o qual foi feita.

Afinal, amor deve ser diário em uma relação e a sua bolsa é a sua melhor amiga!

1– Não coloque sua bolsa no chão!

Além de, segundo a sabedoria popular, afastar o dinheiro de você, deixar a bolsa no chão pode fazer com que ela suje além da conta.

Caso precise, apoiar sua bolsa de couro enquanto come em um café, por exemplo.

Mantenha a sua bolsa pendurada na cadeira, escolha uma cadeira extra para que sua bolsa “sente”. Existem também ganchinhos para levar a bolsa: eles são dobráveis e quando abertos se encaixam a mesa.

2– Respeite os limites de sua bolsa.

Mesmo que sejam bolsas estruturadas e caberem muito mais coisas que aparentam, não force sua bolsa colocando peso excessivo ou volume a ponto de ter que forçar para fechar. Com o passar do tempo isso pode abrir costuras, estragar os metais ou até mesmo deformar o couro, exatamente por ele conter essa característica de maleabilidade e se adaptar á formas. Além de o peso excessivo fazer mal para a sua coluna.

3– Cuidado com a luz e calor excessivo.

Não deixe sua bolsa de couro personalizada muito tempo exposta a luz do sol, como por exemplo, no banco do carro. Também evite deixá-la muito próxima a prateleiras que recebem muitas luzes. A luz e o calor podem causar manchas na cor do couro, afinal ele é orgânico, até nossa pele sofre não é mesmo?

4- Use sprays impermeabilizantes para couro.

Você encontra o produto em lojas especializadas ou de sapatos. Fique atento porque o produto ajuda, mas não permite que sua bolsa de couro torne-se resistente a um temporal! Use apenas para complementar todos os outros cuidados que já mencionamos aqui. 

Confie na gente... se seguir nossas dicas de conservação, sua Guarda Mundo poderá ser passada de geração para geração!

Aguardem mais postagens com dicas de conservação...